domingo, 9 de janeiro de 2011

LEITURA DIÁRIA SAGRADA ESCRITURA!!!

INVOCAÇÕES Alma de Cristo, santificai-me. Coração de Cristo, vivificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.

Hoje é domingo, 09 de janeiro de 2011

Tema do Dia

EIS MEU FILHO MUITO AMADO, EM QUEM PONHO MEU AGRADO!

Oração

Eu seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu, Para que juntos, possamos fazer aquilo que sozinho não consigo. Conceda-me Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que podem e Sabedoria para distinguir uma das outras. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amem!


BATISMO DO SENHOR!
EIS MEU FILHO MUITO AMADO, EM QUEM PONHO MEU AGRADO


Primeira Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.


Leitura do livro do Profeta Isaías - 1 Vejam o meu servo, a quem eu sustento: ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre ele o meu espírito, para que promova o direito entre as nações. 2 Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça. 3 Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o direito; 4 não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra e a lei que as ilhas esperam. 6 «Eu, Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe dei forma, e o coloquei como aliança de um povo e luz para as nações. 7 Para você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro. -Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Isaías 42, 1 - 4. 6 – 7


Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.


Salmo responsorial: 28(29), 1 - 2. 3 - 4. 9 – 10 (R.11b)
REFRÃO: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1. Filhos de Deus aclamem ao Senhor, aclamem a glória e o poder do Senhor. Aclamem a glória do nome do Senhor, adorem ao Senhor no seu átrio sagrado! -R.

2. A voz do Senhor sobre as águas, o Deus da glória troveja, Senhor sobre as águas torrenciais. A voz do Senhor com poder, a voz do Senhor no esplendor! -R.

A voz do Senhor retorce os carvalhos e descasca as florestas. E no seu Templo, um só grito: «Glória!» Senhor se assenta sobre o dilúvio. Senhor assentou-se. É rei para sempre! -R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior, coloco-me na presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.


Hoje eu vou experimentar e viver o entendimento em minha vida!!!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do Entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da Vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina na Santa Religião.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.


Leitura Dos Atos dos Apóstolos; 34 Pedro então começou a falar: «De fato, estou compreendendo que Deus não faz diferença entre as pessoas. 35 Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, seja qual for a nação a que pertença. 36 Deus enviou sua palavra aos israelitas, e lhes anunciou a Boa Notícia da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37 Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João. 38 Eu me refiro a Jesus de Nazaré: Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder. E Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo; porque Deus estava com Jesus. -Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Atos dos Apóstolos 10, 34 – 38

Pela verdadeira fé que nos foi revelada, tornamo-nos verdadeiramente livres e herdeiros da promessa; por isso, não há motivo para desunião entre nós.


O evangelho do Dia
Quero estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus Naquele tempo, 13 Jesus foi da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. 14 Mas João procurava impedi-lo, dizendo: «Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?» 15 Jesus, porém, lhe respondeu: «Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça.» E João concordou. 16 Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 E do céu veio uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada.» -PALAVRA DA SALVAÇÃO! GLÓRIA A VOZ SENHOR.
Mateus 3, 13 – 17


No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia

"Reflexão da Palavra"

Eis meu filho muito amado, em quem ponho meu agrado.


Hoje, como comunidade de pessoas que acreditam, celebramos o batismo de Jesus e, junto com ele, nosso batismo. Assim, pois, as leituras deste dia nos oferecem três elementos que identificam o verdadeiro batismo do Senhor. Um primeiro elemento nós o encontramos no texto de Isaías, que nos fala da atitude do servo de Deus; este foi chamado e assistido pelo Espírito para levar a termo uma especial missão no povo de Israel: tornar presente com sua vida a atitude mesma de Deus para com a humanidade, isto é, evidenciar que Deus instaura sua justiça e sua luz por meio da debilidade do ser humano.
Portanto, a tarefa de todo batizado é testemunhar que Deus está agindo em sua vida, sinal de que sua maneira de existir no meio da comunidade, deve ser uma existência que promova solidariedade e justiça para com os mais necessitados, pois neles Deus age e salva; neles se faz presente a libertação querida por Deus.
O segundo elemento está presente no relato dos Atos dos Apóstolos. A intenção central deste relato é afirmar que a mensagem de salvação, vivida e anunciada por Jesus de Nazaré, é para todos, sem exceção. A única exigência para participar da obra de Deus é iniciar um processo de mudança (respeitar a Deus e praticar a justiça), que consiste em abrir-se para Deus e abandonar toda classe de egoísmo para poder ir, em total liberdade, ao encontro do outro, pois é no outro onde se manifesta Deus.
A exemplo de Jesus, todo batizado tem o dever de passar pela vida “fazendo o bem”; tem a tarefa constante de mudar de vida, de despojar-se de todo interesse egoísta para ser testemunha da salvação.
O evangelho de Mateus desenvolve o terceiro elemento que identifica o verdadeiro batismo: A obediencia à vontade de Deus. “A justiça plena” à qual se refere Jesus no diálogo com João Batista, manifesta a íntima relação existente entre o Filho de Deus e o projeto do Pai.
Isto significa que o bstismo é a plenitude da justiça de Deus, já que as atitudes e comportamentos de Jesus têm a finalidade de fazer a vontade de Deus. Essa obediência e abertura à ação de Deus, afirmam sua condição de filho; é filho porque obedece e se identifica com o Pai.
Essa identidade de Jesus com o Pai (ser Filho de Deus) confirmam os fatos do batismo: O céu se abre, desce o Espírito Santo e uma voz comunica que Jesus é Filho predileto de Deus. É “filho” à maneira do servo sofredor de Isaías (Is 42, 1): filho obediente que se encarna na historia e participa completamente da realidade humana. O batismo, em conseqüência, provoca e mostra a atitude de toda a pessoa aberta à divindade e à vontade de Deus.
Resumindo, é normal que o cristão se sinta chamado a ser filho, identificado em tudo com o Pai. Quem se crê assim, procura, com seu agir, tornar presente a justiça e o amor de Deus. Pena que na atualidade o batismo tenha sido restrito a um mero rito religioso, desligado da vida e da experiência de fé da pessoa que crê.
O cristão precisa lembrar que o batismo é o fato fundamental do ser cristão, pois ele nos faz participar da vida, ainda que passando pela morte, mas alcançando a ressurreição com Cristo. Em síntese, o batismo significa a entrega generosa a Deus e aos irmãos, a exemplo do próprio Cristo.


Oração Final

Pai Santo, para bem compreender a missão de evangelizar que nos deste, livra-nos de dúvidas do egoísmo, da ambição, da insegurança e da idolatria do dinheiro. Faze-nos discípulos missionários leves, alegres, confiantes no poder da Tua Graça e nas promessas de Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, que Contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém...


Repouse ó Santo Espírito em minha alma,
e conduze-me com o fogo do vosso amor!