quinta-feira, 27 de junho de 2013

HOJE É DOMINGO, 22 DE ABRIL DE 2012: TEMA DO DIA III DOMINGO DA PÁSCOA: DISSE JESUS: ASSIM ESTÁ ESCRITO: O MESSIAS SOFRERÁ E RESSUSCITARÁ DOS MORTOS NO TERCEIRO DIA!

INVOCAÇÕES: Espírito de Cristo santificai-me. Coração de Cristo vivificai-me. Corpo de Cristo salvai-me. Sangue de Cristo inebriai-me. Água do lado de Cristo lavai-me. Paixão de Cristo confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Nas VOSSAS chagas, escondei-me. Não permitais que me separe de vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me.  E mandai-me, ir para vós, Para que vos louve com vossos Santos. Por todos os séculos dos séculos. Amem.


Hoje é domingo, 22 de abril de 2012

Tema do Dia

ASSIM ESTÁ ESCRITO: O MESSIAS SOFRERÁ E RESSUSCITARÁ DOS MORTOS NO TERCEIRO DIA!

Oração: Eu seguro minha mão na sua, uno meu coração ao seu, Para que juntos, possamos fazer aquilo que sozinho não consigo. Conceda-me Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que podem e Sabedoria para distinguir uma das outras. Por Jesus Cristo, vosso Filho, e Nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amem!

III DOMINGO DA PÁSCOA
(branco, glória, creio, prefácio semana do saltério)

Primeira Leitura
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias 13 O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vocês o entregaram e o rejeitaram diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14 Vocês, porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para um assassino. 15 Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas. 17 Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. 18 Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. 19 Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados. - Palavra do Senhor. Graças a Deus!
Atos dos Apóstolos 3, 13 – 15. 17 – 19

Meu encontro com Deus
Minha expressão de louvor e gratidão ao Pai pelo dia de hoje.
Salmo Responsorial: 4, 2. 4. 7. 9 (R. 7a)
REFRÃO: Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

 1. Quando eu chamo, respondei-me ó meu Deus, minha justiça! Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição, atendei-me por piedade e escutai minha oração! - R.

2. Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! - R.

3. Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?' Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! - R.

4. Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! - R.

Penso na existência de Deus, um Deus de amor, sempre aqui, presente. Em profundo silêncio interior,  coloco-me  na  presença de Deus e deixo-me ser conduzido neste momento diário de oração.

Hoje eu vou experimentar e viver o conselho em minha vida!

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais Vos seja do agrado, e siga em; tudo Vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos.

Segunda Leitura:
Leio cuidadosamente a Palavra de Deus indicada pela Igreja,
que me ajudará a viver como verdadeiro cristão.

Leitura da Primeira Carta de São João - 1 Meus filhinhos, eu lhes escrevo tais coisas para que vocês não pequem. Entretanto, se alguém pecou, temos um advogado junto do Pai: Jesus Cristo, o justo. 2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados; e não só os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro. 3 Para sabermos se conhecemos a Deus, basta ver se cumprimos os seus mandamentos. 4 Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele. 5 Por outro lado, o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus. É assim que reconhecemos que estamos com ele: -Palavra do Senhor. Graças a Deus!
1joão 2, 1 – 5

O evangelho do Dia: Queremos estar atento e ouvir o que Deus tem a dizer através do evangelho.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas - Naquele tempo, 35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando ele partiu o pão. 36 Ainda estavam falando, quando Jesus apareceu no meio deles, e disse: «A paz esteja com vocês.» 37 Espantados e cheios de medo, pensavam estar vendo um espírito. 38 Então Jesus disse: «Por que vocês estão perturbados, e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? 39 Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo. “Toquem-me e vejam: um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que eu tenho.» 40 E dizendo isso, Jesus mostrou as mãos e os pés. 41 E como eles ainda não estivessem acreditando, por causa da alegria e porque estavam espantados, Jesus disse: «Vocês têm aqui alguma coisa para comer?» 42 Eles ofereceram a Jesus um pedaço de peixe grelhado. 43 Jesus pegou o peixe, e o comeu diante deles. 44 Jesus disse: «São estas as palavras que eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» 45 Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. 46 E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, 47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48 E vocês são testemunhas disso. - Palavra da salvação. Glória a vos Senhor.
Lucas 24, 35 – 48

No silêncio do meu coração, o que Deus quer me dizer? Escuto, medito e permaneço inspirado (a) por sua mensagem ao longo deste dia.

"Reflexão da Palavra"
Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia.
Disse Jesus a seus discípulos e a nós: No meu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso. Pense Nisso?
Queremos chamar a atenção sobre o necessário cuidado ao tratar o tema das aparições do ressuscitado e seu diálogo com os discípulos e comer com eles... Não podemos responsavelmente tratar esse tema hoje como se estivéssemos no século passado ou antepassado... Hoje sabemos que todos estes detalhes não podem ser tomados ao pé da letra e não é correto teologicamente, nem responsável pastoralmente, construir toda uma elaboração teológica, espiritual ou exortativa sobre esses dados, como se nada tivesse passado, como se déssemos por descontado que se tratasse de dados empíricos rigorosamente históricos, sem aludir sequer à interpretação que deles se deve fazer... Pode parecer muito cômodo não entrar nesse aspecto e o fato de fazer isto provavelmente não suscitará nenhuma inquietação nos ouvintes, porém certamente não é o melhor serviço que se pode fazer para ele para o povo de Deus...

Oração: Ó Deus, Pai de todos: que teu povo universal se regozige ao sabe de tua fidelidade, que nós vemos manifestada em sua intervenção na ressurreição de Jesus; e que a alegria de saber que tu estás tão fielmente de parte do amor e da vida, ajuda-nos a todos a continuar sem desfalecer na construção do projeto de vida e salvação que queres para todos os povos; Em Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém!


Repouse ó Santo Espírito em minha alma, 
e conduze-me com o fogo do vosso amor!